A mesada é, sem dúvidas, a ferramenta mais conhecida da educação financeira infantil. Mas, nem sempre ela é usada como uma aliada nessa jornada de aprendizagem.
Muitas vezes, por falta de conhecimento, os pais oferecem a mesada aos filhos sem muita instrução, o que acaba comprometendo e, muitas vezes, atrapalhando a relação da criança com o dinheiro.
A mesada usada de maneira consciente é uma ferramenta de educação financeira para os pais, que ajuda na orientação das crianças sobre como utilizar o dinheiro com assertividade.
A educação financeira é uma jornada que você e sua criança irão percorrer juntos, por isso precisa ser leve, divertida e fazer parte do cotidiano. Além dos benefícios financeiros e do desenvolvimento da inteligência emocional para lidar com os dilemas das decisões financeiras, vocês estarão desenvolvendo um vínculo que os acompanhará por toda a vida.
Agora vamos à parte prática. Aprenda algumas dicas que podem ser usadas para todas as idades:
- Não use a mesada como punição, castigo ou recompensa: um erro clássico á associar a mesada a bom ou mau comportamento. Tenha em mente que a mesada é uma ferramenta de educação financeira para os pais, com o objetivo de ajudar na educação das crianças;
- Mantenha a regularidade e cumpra com o compromisso assumido com seu filho. Certamente ele será um adulto que saberá a importância da responsabilidade;
- Use a mesada para ensinar seu filho a gastar, poupar e doar;
- Ensine a diferença entre querer e precisar;
- Assim que começar a oferecer a mesada, deixe claro porque está disponibilizando aquele dinheiro (para ensiná-lo a cuidar das finanças) e quais responsabilidades ele terá ao usar a mesada.
Seguindo essas orientações você estará ensinando sua a se planejar, a ter responsabilidade, a tomar decisões, a resolver problemas e a confiar em si mesmo.