A gratidão é uma das habilidades mais importantes que podem ser desenvolvidas com o uso da mesada. E o Powpay quer te ajudar nesse desafio.
Robert A. Emmons, professor de psicologia na Universidade da Califórnia, é o maior especialista em gratidão no mundo e liderou pesquisas sobre esse tema por mais de 20 anos e diz que a prática da gratidão tem efeitos fisiológicos, podendo reduzir a pressão arterial, melhorar a função imunológica e facilitar um sono mais eficiente.
O primeiro passo para ser grato é olhar a vida celebrando o momento presente. O olhar pro passado ou futuro rouba a oportunidade de ser grato, pois lamentamos o que não temos mais ou esperamos que algo ainda vá acontecer para sentirmos gratidão. Reconhecer o que temos de bom é parte da definição do que é gratidão, mas existe um outro elemento menos óbvio: dar crédito a terceiros pelo nosso sucesso, contrariando a nossa necessidade de controlar o ambiente e acreditar que quando algo positivo acontece, é nossa responsabilidade e, quando algo negativo aparece, terceirizar a culpa.
E como podemos trabalhar a gratidão em nós e em nossos filhos? Encontre oportunidades no dia a dia da criança para que ela seja grata. Aqui listamos algumas dicas de como fazer isso:
- Seja exemplo: mostre a sua criança pelo que você é grato;
- Leituras sobre o tema;
- Ensinar a valorizar mais o ato de brincar do que o brinquedo;
- Ajudar a criança a reconhecer tudo que é feito para seu bem estar;
- Conversar sobre gratidão;
- Estimule a agradecer lembrando o ato ou presente recebido;
- Incentive a doação, a generosidade, a empatia;
- Não dê tudo que a criança deseja.
Com o Powpay, você pode criar metas de doação para sua criança, por exemplo. Assim, parte da mesada pode ser direcionada para uma causa social ou algo que a criança deseje.
Isso trará o tema pra realidade dela e a ajudará a apreciar o que ela possui, além de ser grata por poder colaborar com o bem estar de outras pessoas.
Ser grato só trará benefícios. Aproveite!